A mostra NOVO CINEMA INDIANO tem percorrido o Brasil anualmente, para trazer a vertente dos novos realizadores do cinema indiano de diversas indústrias estabelecidas em diferentes regiões da Índia. Já passou pelo CCBB Rio, CCBB São Paulo, CCBB Brasília e Caixa Cultural Rio. Numa filmografia diversa, buscamos anualmente, trazer recentes filmes indianos para o público brasileiro.

A curadoria passeia pelo cinema indiano atual, das diversas regiões da Índia, que produzem filmes em suas línguas locais. Os filmes selecionados são premiados pelo “National Award”, mais importante premiação do cinema indiano.  A temática traz os desafios do momento presentes dentro de uma sociedade que aprende a conviver com valores tradicionais e com o mundo moderno e globalizado do século XXI, o que transforma relações e põe em cheque valores de uma cultura milenar.

A Índia faz parte de uma ancestralidade muito remota, e que pode se mostrar presente em nossa cultura em diferentes níveis. Tenho me aprofundado numa busca por esta ancestralidade. E as descobertas a respeito da cultura indiana se mostram presentes, construindo uma alquimia com as raízes africanas, indígenas e europeia.

A Índia passou a fazer parte da minha em 1997, quando embarquei para aquele lugar distante estudar cinema. Descobri uma cultura muito diferente, em todos os sentidos. No meio daquele universo de estranhezas e descobertas, havia algo indecifrável que se parecia com o Brasil.  Existe uma conexão longínqua. A cultura indiana encontra seus alicerces numa tradição de conhecimento muito antiga, da herança védica, da qual ainda encontramos heranças em aspectos culturais manifestos até hoje no país e presentes inclusive no cinema indiano, que revela uma Índia profunda e carregada de sua simbologia.

Num mundo cada mais sem fronteiras, o momento é de descoberta de novas linguagens, de novas formas da construção de estórias para o cinema. E pelas estórias conhecemos uns aos outros e conseguimos acomodar o mundo ao nosso redor numa convivência pacífica e agregadora.

 

 

Voltar
 
 
 
 
 
 

ONDE ESTAMOS

Endereço: SCLN 215, Bloco B, Sala 109 Brasília - DF CEP 70870-520 E-mail: atman.filmes@gmail.com Telefone: (61) 3033-8007
 
Contato